top of page
O ITAPOÃ

Itapoã é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

As regiões administrativas são subdivisões territoriais do Distrito Federal, cujos limites físicos, estabelecidos pelo poder público, definem a jurisdição da ação governamental para fins de desconcentração administrativa e coordenação dos serviços públicos de natureza local.

Esta ação é exercida por intermédio de cada administração regional. A grosso modo, seria o conjunto das áreas urbanas, suburbanas e rurais pertencentes ao controle de um centro urbano (sede da região administrativa).

A ocupação da área, anteriormente pertencente a Sobradinho, começou como uma invasão irregular. Sem medidas por parte do Governo do Distrito Federal, a invasão cresceu, trazendo migrantes de várias partes do Brasil. Para legalmente poder atender à população, em 3 de janeiro de 2005, o Governo criou a região administrativa de Itapoã, oferecendo assim melhores condições.

Atualmente, há na região um posto de saúde e três instituições de ensino. Tem coleta de esgoto e áreas de lazer. O abastecimento de água e eletricidade, segundo a administração regional, atinge 100% da cidade, existe também cobertura telefônica fixa. A pista que margeia o Itapoã foi duplicada, diminuindo o índice de atropelamentos. Itapoã possui cerca de 68.587 habitantes (PDAD 2015/2016)

bottom of page