top of page
O VARJÃO

Varjão é uma região administrativa do Distrito Federal que fica localizada entre a Asa Norte, Lago Norte e o Setor de Mansões do Lago Norte.  Na década de 1950, as terras do Varjão pertenciam à Fazenda Brejo ou Torto e estavam localizadas no município de Planaltina. 

 

O Varjão também faz parte da Bacia do Descoberto que está identificada como uma das regiões de maior conflito de água entre os usos para empreendimentos imobiliários, agrícola e residencial.

 

O início da formação da Vila Varjão, ocorreu na década de 1960. As primeiras famílias chegaram para desenvolver atividades agrícolas. No começo do ano de 1970, segundo informações de antigos moradores, as pessoas que tinham a posse da área dividiram os lotes entre os empregados. 

 

Somente em 1991, o GDF assinou o Decreto nº 13.132, de 19 de abril de 1991, criando a Vila Varjão, estabelecendo a fixação da população no local e determinava a elaboração de um projeto urbanístico para sua implantação definitiva. Só em 2003 foi criada oficialmente a Região Administrativa do Varjão, RA XXIII.

 

Inserida até então no espaço geográfico da Região Administrativa do Lago Norte, por meio da Lei nº 3.153/2003, a Vila Varjão tornou-se a RA XXIII, Região Administrativa do Distrito Federal.

bottom of page